Home
 
MagisPharma
 
Produtos
 
Orçamento Online
 
Serviços
 
Atendimento
 
Trabalhe Conosco
     
 
CANAL DA SAÚDE


 
Not�cia - Alimentos ricos em fibras influenciam na perda de peso Alimentos ricos em fibras influenciam na perda de peso

Perder peso costuma ser um desafio para muitas pessoas, principalmente no que diz respeito à alimentação. Nesse caso, as fibras podem assumir um papel essencial no emagrecimento, pois interferem diretamente no metabolismo. Saiba como elas atuam no seu organismo e como adicioná-las à sua refeição de forma saudável com as dicas da nutricionista Dra. Daniela Jobst.

Qual é o papel das fibras no emagrecimento humano?

Quando você ingere fibras nas refeições, independentemente se é café da manhã ou jantar, elas têm um poder de absorver gordura e açúcar. No processo de digestão, você acaba absorvendo menos gordura e menos açúcar por conta da absorção da fibra, que tem afinidade com essas fontes de calorias. Assim, você acaba emagrecendo, porque, mesmo ingerindo o açúcar e a gordura, você acaba absorvendo menos.

Outro papel importante da fibra no emagrecimento é que ela gera mais saciedade. Nesse caso, a digestão fica mais lenta, e por isso você se sente mais saciado e come menos.

As fibras também são importantes no combate ao colesterol?

No colesterol, o mecanismo da fibra é o mesmo por conta da absorção de gordura. Se for um aumento de colesterol exógeno, aquele que é dependente da dieta, a fibra acaba ajudando bastante. No entanto, na maioria dos casos, o aumento do colesterol se deve a outros fatores como os genéticos.

Quais são os alimentos mais ricos em fibras?

A linhaça é o alimento que mais tem fibras na natureza. A aveia também tem muita fibra, assim como todas as frutas, legumes, verduras, cereais integrais, entre outros.

Por outro lado, existem malefícios causados por uma dieta com alimentos excessivamente fibrosos?

A fibra em excesso pode provocar uma perda excessiva de nutrientes, além de um trânsito intestinal acelerado, que pode levar a uma diarreia. Por outro lado, também existe a possibilidade de uma constipação. Quando há uma ingestão maior de fibras e não há uma hidratação adequada, você pode ter fezes mais endurecidas ou um trânsito intestinal mais lento, que pode ocasionar uma constipação. Assim, o excesso de fibras pode tanto soltar o intestino como prendê-lo.

Uma dieta rica apenas em fibras não é benéfica. Existe uma combinação adequada para um processo de emagrecimento mais eficiente?

Na verdade, o que eu costumo recomendar aos meus pacientes é que eles tenham o costume de consumir alimentos integrais, saladas, vegetais. O ideal é não só comer fibras, mas sim adicioná-las ao seu cardápio e às suas refeições, seja no café da manhã, almoço ou lanches.

Alimentos industrializados e as dietas do dia a dia são difíceis de conterem fibras?

Os alimentos industrializados são bastante pobres em fibras. A indústria geralmente não tem como adicioná-las.


Fonte: Idmed
 
 
 
                 
 
MagisPharma   Produtos Atendimento
Histórico Sáude e Bem-estar Contato
Serviços Nutrição e Suplementos Orçamento Online
Trabalhe Conosco Beleza e Estética Farmacêutico
  Florais e Homeopatia Localização
(19) 3289-2319
(19) 3289-1923
Av. Santa Isabel, 284
Barão Geraldo - Campinas/SP
atendimento@magispharma.com.br
 
   
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados | Produzido por FrameSet